Sete distritos de Portugal Continental vão estar, no sábado, sob aviso vermelho devido a forte agitação marítima, informou esta sexta-feira o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

A previsão de ondas de noroeste com sete a oito metros, entre as 15:00 e as 21:00 de sábado, levou o IPMA a emitir o aviso mais grave para os distritos do Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria e Lisboa.

Sob aviso laranja devido à forte ondulação marítima vão estar os distritos de Faro, Setúbal e Beja.

Devido à queda de neve, acima da cota dos 1.400 metros, os distritos da Guarda e de Castelo Branco vão estar sob aviso laranja entre as 21:00 de hoje e as 09:00 de sábado.

Os distritos do Porto, Viana do Castelo e Braga estão ainda sob aviso laranja, o segundo mais grave, devido a chuva forte, prevista para a próxima madrugada, segundo o IPMA.

Câmara do Porto admite cortar trânsito na marginal

O Departamento de Proteção Civil da Câmara do Porto admite proceder ao corte total do trânsito na marginal marítima do Porto durante o fim de semana, devido aos riscos de agravamento do estado do tempo.

Em comunicado, o Departamento Municipal de Proteção Civil adverte que o agravamento das condições atmosféricas, com previsão de agitação marítima forte, acontecerá, «em particular, na madrugada de sábado para domingo».

O Departamento de Proteção Civil apela, por isso, que «nas zonas mais sensíveis da orla marítima» a população «cumpra todas as indicações que sejam dadas pelas autoridades».