O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou hoje sob aviso amarelo todo o arquipélago dos Açores por causa da chuva prevista até domingo de manhã.

«Um sistema frontal com atividade moderada irá provocar nas próximas horas precipitação que poderá ser pontualmente forte» em todas as ilhas, avisa o IPMA.

O aviso do IPMA estende-se até às 07:00 de domingo em sete ilhas: Santa Maria, S. Miguel, Terceira, Graciosa, S. Jorge, Pico e Faial.

No caso das Flores e do Corvo, o chamado grupo ocidental dos Açores, o aviso amarelo (o segundo menos grave numa escala de quatro) vai até às 15:00 de domingo.

Na sequência deste aviso, o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) emitiu um comunicado em que aconselha "medidas preventivas" à população.

«O eventual impacto destes efeitos pode ser minimizado, sobretudo através da adoção de comportamentos adequados», em particular «nas mais vulneráveis», diz a Proteção Civil.

Entre outros conselhos, as autoridades recomendam que se mantenham limpos os sistemas de drenagem, a adoção de «uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo cuidado com a possível formação de lençóis de água nas vias», especial cuidado na circulação junto da orla costeira e zonas ribeirinhas e «não praticar atividades relacionadas com o mar, nomeadamente pesca desportiva, desportos náuticos e passeios à beira-mar», cita a Lusa.