As ligações marítimas entre as ilhas Pico e Faial, nos Açores, foram hoje retomadas, depois de terem estado canceladas, durante dois dias, devido à forte ondulação marítima.

"No canal [entre o Pico e o Faial] já retomámos as ligações. Vão-se efetuar hoje as viagens todas", adiantou, em declarações à agência Lusa, o administrador da empresa Transmaçor, Luís Morais.

A forte ondulação que ainda se faz sentir nas ilhas do grupo central, com ondas de seis e sete metros, provocou, no entanto, o cancelamento de uma ligação entre a Horta (Faial) e as Velas (S. Jorge), a única prevista para além das ligações Horta-Madalena (Pico).

Luís Morais explicou que a viagem entre a Horta e a Madalena é mais curta, por isso foi possível repor todas as ligações.

No domingo, está prevista outra ligação da Horta às Velas e segundo o administrador da Transmaçor, «em princípio será feita», dado que a ondulação está a diminuir.

A última ligação marítima que a Transmaçor tinha efetuado nos Açores foi na quinta-feira de manhã, às 07:30, entre o Pico e o Faial, tendo cancelado as viagens seguintes.

As ilhas dos Açores estiveram na quinta-feira sob aviso meteorológico vermelho e laranja, os mais graves que emite o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, por causa do vento e da ondulação.

Também a companhia aérea açoriana SATA foi obrigada a cancelar alguns voos devido ao mau tempo, mas de acordo com a página da empresa na internet, hoje ainda não se registaram cancelamentos.