O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) e a Proteção Civil dos Açores alertaram hoje para ventos fortes, com rajadas de 90 quilómetros por hora, nas ilhas das Flores e Corvo a partir das 18:00.

Por causa desta previsão, o IPMA colocou as duas ilhas do grupo ocidental dos Açores sob aviso amarelo (o segundo menos grave numa escala de quatro) entre as 18:00 de hoje e as 09:00 de terça-feira (menos uma hora no arquipélago).

Segundo o IPMA, «uma superfície frontal fria» provocará «um aumento significativo da intensidade do vento com rajadas até 90 quilómetros/hora» nas Flores e no Corvo.

Na sequência deste aviso, o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores emitiu um comunicado em que aconselha a adoção de alguns cuidados, «em particular nas zonas mais vulneráveis».

Assim, pede, por exemplo, que seja garantida «uma adequada fixação de estruturas soltas, como andaimes, placards e outras estruturas montadas ou suspensas», «especial cuidado na circulação junto da orla costeira e zonas ribeirinhas» e que a população se mantenha atenta «às informações e indicações da Proteção Civil e forças de segurança».