Notícia atualizada às 09:31

Cinco barras marítimas estão, esta terça-feira, fechadas e outras três condicionadas à navegação devido à agitação marítima, de acordo com a informação disponível na página da Marinha Portuguesa na Internet.

A Marinha informa que as barras de Esposende, Póvoa do Varzim, Vila do Conde, Douro e São Martinho do Porto estão fechadas à navegação.

As barras de Aveiro e da Figueira da Foz estão fechadas a embarcações de comprimento inferior a 35 metros e a de Viana do Castelo a 12 metros.

As restantes barras marítimas de Portugal continental e dos arquipélagos da Madeira e dos Açores encontram-se abertas.

Por causa da agitação marítima, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro sob aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro.

Neve corta estrada no Marão

A Estrada Nacional 15 (EN15), na zona do Marão, é a única do distrito de Vila Real que se encontra cortada ao trânsito devido à neve, disse fonte da GNR.

A neve caiu com intensidade durante a madrugada nas zonas mais altas de Vila Real, mas a atuação permanente dos limpa-neves permitiu que a circulação se procedesse com alguma normalidade, embora muita cautela, nas principais vias que atravessam o distrito, nomeadamente o Itinerário Principal 4 (IP4) e a Autoestrada 24 (A24).

Segundo a GNR, a única via que está esta manhã cortada ao trânsito é a EN15, paralela ao IP4, entre a zona da Boavista e a pousada, na serra do Marão.

Miguel Fonseca, comandante da proteção civil municipal de Vila Real, referiu que as brigadas da autarquia estiveram também durante a madrugada a limpar as estradas mais afetadas pela queda de neve, nomeadamente as da zona da serra do Alvão, para garantir a circulação e a passagem dos veículos de transporte escolar.

Várias estradas cortadas em Viseu

Várias estradas nacionais e municipais do norte do distrito de Viseu estavam esta terça-feira de manhã cortadas devido à queda de neve. De acordo com fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro, estão cortadas as estradas nacionais 321, entre Castro Daire e Cinfães, e 2, entre Colo do Pito (Castro Daire) e Bigorne (Lamego).

Não é possível também transitar nas estradas municipais 553, entre Resende e Bigorne, 553-1, entre Felgueiras e Panchora (Resende), e 520, entre Cimbres e Armamar.

Todas estas vias tinham já ficado cortadas ao início da noite de segunda-feira.

Com a queda de neve durante a noite foram também encerradas as estradas municipais 313, entre Armamar e São Cosmado, 556, entre Ervilhais e Cinfães, e 515-1 e 515-2, no concelho de Tabuaço.

A mesma fonte referiu que se prevê uma melhoria do estado do tempo e que, dentro de algumas horas, o trânsito nestas vias possa ficar normalizado.