A Avenida Lusíada, em Lisboa, vai estar condicionada durante vários dias no âmbito das alterações que vão ser feitas ao trânsito para o jogo da UEFA Champions League, que se realiza no Estádio da Luz.

Segundo informação disponibilizada no site da Junta de Freguesia de S. Domingos de Benfica, o trânsito na zona envolvente ao estádio vai sofrer alguns condicionamentos nos dias que antecedem a partida entre o Real Madrid e o Atlético de Madrid, a 24 de maio.

Afirmando que, devido à proximidade geográfica, é esperado um elevado número de autocarros e carros com adeptos dos clubes e patrocinadores do evento, o comunicado colocado no site indica que a partir de segunda-feira vão ser cortados os dois sentidos na Avenida Machado dos Santos para se montar estruturas de apoio ao jogo.

«Assim, e no período de 19 a 30 de maio, a circulação proveniente da Av. Lusíada para acesso à 2ª Circular, deverá aceder à rotunda do Estádio da Luz e dirigir-se novamente à Av. Lusíada, no sentido oposto, aqui será encaminhada para o ramo de acesso à 2ª Circular», lê-se no site.

Os residentes na zona envolvente ao Estádio da Luz que queiram aceder às garagens devem fazê-lo através da Rua dos Soeiros ou da Rua João de Freitas Branco.

Está previsto que a 2ª Circular esteja sempre circulável para garantir o acesso ao aeroporto e aos hospitais da zona: Hospital da Luz, Hospital dos Lusíadas e Hospital de Santa Maria.

A Avenida Lusíada vai ficar cortada ao trânsito no sentido Hospital de Santa Maria/ Hospital da Luz, a partir das 00:00 do dia 24 de maio, desde o cruzamento com o Eixo Norte-Sul até ao acesso desta avenida com a 2ª Circular.

No sentido contrário, das três vias existentes, duas servirão para estabelecer a circulação em ambos os sentidos e uma ficará disponível para situações de emergência.

A circulação naquela avenida vai ser totalmente encerrada ao trânsito após o intervalo do jogo por motivos de segurança.

O comunicado refere ainda que foram ainda criados vários parques de estacionamento para autocarros, viaturas de patrocinadores e adeptos das equipas.

Assim, a Avenida Lusíada ¿ no sentido Hospital de Santa Maria/ Hospital da Luz - vai ser utilizada para estacionamento dos autocarros dos patrocinadores, desde o cruzamento com o Eixo Norte-Sul até ao acesso da 2ª Circular.

Os autocarros irão estacionar de ambos os lados da via, ficando ao centro, uma via de circulação.

Os parques de estacionamento da Pontinha junto ao Edifício Torrebela e atrás do interface dos transportes vão ser ocupados pelos carros e autocarros dos adeptos do Atlético de Madrid.

Os adeptos do Real Madrid vão estacionar nos parques de estacionamento no Parque Tecnológico de Carnide, Avenida Cidade de Praga e Avenida Nações Unidas.

Está ainda previsto um parque de estacionamento de viaturas ligeiras a afetar aos adeptos do Atlético de Madrid, no recinto da antiga Feira Popular.