Os banhos estão desaconselhados na praia das Paredes da Vitória, em Pataias, no concelho de Alcobaça, já que os resultados das últimas análises apontam para a existência de uma bactéria nociva, informou a Capitania do Porto da Nazaré.

O aviso foi emitido pela Agência Portuguesa de Ambiente (APA) e “desaconselha os banhos” na praia devido “à ocorrência de contaminação microbiológica” da água do mar, detetada nas últimas análises realizadas, explicou Lourenço Gorricha, comandante da Capitania do Porto da Nazaré.

De acordo com o mesmo responsável, “o aviso foi afixado hoje de manhã e os nadadores salvadores têm, ao longo do dia, procurado informar as pessoas da situação desincentivando-as de tomarem banho até que sejam conhecidos mais pormenores”.

O conselho foi reforçado durante a tarde, com o hastear da bandeira vermelha, “não apenas por esta situação mas também devido ao estado do mar”, referiu à Lusa.

Até ao final da tarde de hoje não havia registo “de qualquer problema causado pela água aos banhistas” e as autoridades aguardam “o resultado de uma contra-análise, que deve ser conhecido em breve” e que determinará se se mantém a necessidade de condicionar os banhos, concluiu Lourenço Garricha.