O antigo embaixador de Portugal em Moçambique, Madrid, Paris e Roma José César Paulouro das Neves morreu no sábado aos 78 anos.

A notícia da sua morte foi confirmada pelo irmão, Fernando Paulouro Neves, ex-diretor do Jornal do Fundão, no blogue ‘ Notícias do Bloqueio’. “O meu irmão mais velho, o José César Paulouro das Neves, ele que teve sempre uma geografia ampla de mundos, partiu prematuramente para a última viagem”, lê-se num texto publicado no blogue.

José César Paulouro das Neves, nascido em 1937 no Fundão, licenciou-se em Direito na Universidade de Coimbra. Em 1965 iniciou a sua carreira diplomática, tendo representado Portugal em Moçambique, Paris e Roma. Em 2002 reformou-se.

Entre 2003 e 2006 foi consultor da Casa civil do ex-Presidente da República Jorge Sampaio e era professor catedrático convidado da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra desde 2005.

O corpo de José César Paulouro das Neves estará em câmara ardente a partir das 16:00 de hoje numa das capelas mortuárias da Basílica da Estrela, em Lisboa.

O funeral realiza-se na terça-feira, saindo da Basílica da Estrela para o cemitério do Alto de São João, às 14:00.