No primeiro dia do ano são tradicionais os banhos de boas-vindas ao ano novo, mas é preciso cuidado. Sete distritos de Portugal continental mantêm-se esta quarta-feira, dia 1 de janeiro, sob aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, devido à previsão de agitação marítima, informa o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, os distritos do Porto, Viana do Castelo, Braga, Aveiro, Coimbra, Leiria e Lisboa vão estar sob aviso laranja entre as 06:00 e as 18:00 de hoje devido à previsão de agitação marítima com ondas que podem chegar aos seis metros. O aviso laranja pressupõe uma situação meteorológica de risco moderado a elevado.

Os distritos de Beja, Faro e Setúbal estarão sob aviso amarelo por causa da ondulação.

Viseu, Vila Real estão sob aviso amarelo devido a previsões de vento e chuva.

O IPMA prevê para hoje céu muito nublado, períodos de chuva fraca, aumentando de intensidade e frequência a partir do início da manhã, de norte para sul e queda de neve acima dos 1400 metros.

Vento fraco a moderado, aumentando para moderado a forte no litoral a partir do início da manhã.

Nas terras altas, o vento soprará moderado a forte, tornando-se gradualmente forte com rajadas da ordem de 75 a 90 quilómetros a partir da manhã.

O IPMA prevê ainda neblina ou nevoeiro nas regiões norte e centro, como cita a Lusa.