O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) anunciou que se prevê, a partir do final desta terça-feira, «um agravamento das condições do estado do tempo».

Segundo o IPMA, verificar-se-á precipitação intensa, «podendo atingir valores de 10 a 20 milímetros por hora, incidindo em particular nas regiões do litoral centro-sul» de Portugal Continental.

O vento soprará «moderado a forte (40 quilómetros/hora) de sudoeste, podendo ter associadas rajadas de 70 a 80 quilómetros/hora, à passagem da superfície frontal».

O IPMA alerta para a possibilidade da «ocorrência de fenómenos extremos de vento, com maior probabilidade nos distritos de Leiria, Santarém, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro».

Segundo a previsão do IPMA, a partir de quinta-feira é esperada «uma gradual melhoria das condições meteorológicas».

Alerta nos Açores

A Proteção Civil dos Açores emitiu esta tarde um novo alerta tendo em conta as previsões de chuva, vento, trovoada e agitação marítima nas nove ilhas dos Açores, que estão sob aviso amarelo da meteorologia.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), para o grupo oriental (São Miguel e Santa Maria) e central (Terceira, Graciosa, São Jorge, Pico e Faial), as previsões apontam para aguaceiros por vezes fortes e de granizo, que poderão ser acompanhados de trovoadas, a partir das 16:00 de hoje e as 00:00 de quarta-feira.

No caso do grupo ocidental (Flores e Corvo) o aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, é referente ao vento e vai vigorar entre as 16:00 e as 21:00 de hoje, estando também prevista agitação marítima entre as 16:00 e as 23:00 de hoje.