A versão final das metas curriculares de geografia, história e ciências naturais do 9º ano foi homologada na sexta-feira, ficando assim completas as metas do 3º ciclo daquelas disciplinas, anunciou este sábado o Ministério da Educação e Ciência.

De acordo com a Lusa, as propostas iniciais foram elaboradas por equipas responsáveis por cada uma das disciplinas e estiveram em discussão pública entre 4 de novembro e 2 de dezembro.

Os documentos finais resultaram dos ajustes feitos em função dos cerca de cem contributos recebidos, formulados por professores, cidadãos interessados, associações de professores e sociedades científicas.

De acordo com a tutela, as metas foram formuladas de «forma clara e precisa», de modo a facilitar a consulta e utilização, e «serão uma referência para a aprendizagem essencial» dos alunos no âmbito destas disciplinas no 9º ano, de forma integrada com os documentos já homologados anteriormente para as mesmas disciplinas para os 7º e 8º anos do 3º ciclo do ensino básico.

As Metas Curriculares são orientações recomendadas a partir deste ano letivo, que posteriormente passarão a vinculativas.