As estradas nacional 343 e a municipal 513 estão cortadas ao trânsito nos dois sentidos no concelho da Covilhã devido ao incêndio que lavra desde a tarde de domingo naquela zona florestal, indicou à agência Lusa fonte da GNR.

De acordo com a mesma fonte, a Estrada Nacional 343, na localidade de Paúl, está cortada desde as 20:30, e a Estrada Municipal 513, em Coutada, está cortada desde as 21:30.

A GNR avança como alternativa a esta segunda via a Estrada Municipal 230.

O incêndio, registado às 16:47 de domingo na localidade de Abuceira, freguesia da Erada, no concelho da Covilhã, distrito de Castelo Branco, e que continua a lavrar naquela zona, chegou a mobilizar 11 meios aéreos até ao final do dia, segundo a Autoridade Nacional de Proteção Civil contactada pela agência Lusa.

Retirados os aviões de combate ao fogo, as autoridades reforçaram os meios no terreno, e tomaram precauções para evitar a evacuação de habitações, segundo a mesma fonte.

De acordo com a página online da Proteção Civil, às 23:55 estavam contabilizados 330 operacionais e 96 veículos neste incêndio.

Existem povoações na zona, mas estão a ser tomadas as devidas precauções para não ser necessária a evacuação de habitações", indicou a Proteção Civil ao princípio da noite.

Ainda segundo a mesma fonte, este incêndio tem apenas uma frente ativa, e os bombeiros "estão a fazer todos os esforços para que seja dominada o mais rápido possível".

Sobre outros focos de incêndio atualmente ativos, a página da Proteção Civil indica que continua a lavrar um na freguesia do Açude da Campa, concelho de Figueira de Castelo Rodrigo, no distrito da Guarda, que mobiliza 166 operacionais e 49 veículos.