Os investigadores do Centro de Estudos sobre Incêndios Florestais estão a pedir fotos, vídeos e testemunhos a todos os que vivenciaram, de perto, os incêndios de Pedrogão Grande, Castanheira de Pêra, Figueiró dos Vinhos e Góis, em junho último. 

O Centro, ligado à Universidade de Coimbra, foi incumbido pelo Governo de fazer um estudo científico sobre os incêndios que roubaram a vida a 64 pessoas.

No apelo deixado a todos os que queiram participar, o CEIF - liderado pelo Professor Domingos Xavier Viegas – explica o que pretende:

Neste sentido, apelamos a quem tenha imagens, vídeos, ou simples testemunhos, que nos permitam fazer a reconstrução deste trágico evento, e que esteja na disposição de os partilhar. Interessa-nos sobretudo o avanço do fogo, os acidentes mortais e o impacto nos aglomerados populacionais. Encorajamo-lo(a) a escrever o seu testemunho e a adicionar o documento por este meio.”

Para receber o contributo, o Centro disponibiliza um formulário onde quem quiser participar pode anexar documentos - sejam fotos ou vídeos - e, ainda, deixar o seu testemunho, juntamente com a sua localização num mapa, na altura do incidente.

O CEIF garante que todo o material terá a sua fonte devidamente identificada, a não ser que as pessoas peçam o anonimato. E agradece, antecipadamente, a colaboração de todos.