Um incêndio numa área de mato na localidade de Vladigem, no concelho de Lamego, distrito de Viseu, reacendeu-se na terça-feira à noite, estando com uma frente ativa, informou a Autoridade Nacional da Proteção Civil.

Segundo a informação disponibilizada na página oficial da Autoridade Nacional da Proteção Civil, pelas 7:10 o incêndio tinha uma frente ativa, com «as operações de combate a decorrerem favoravelmente».

O incêndio em Vladigem teve início na segunda-feira, foi dado como extinto, mas acabou por reativar-se às 20:39 de terça-feira, nota a Lusa.

O fogo está a ser combatido por 14 bombeiros auxiliados por quatro veículos operacionais.

Risco de incêndio muito elevado no norte

Os concelhos de Cabeceiras de Baixo, Ribeira de Pena e Vila Pouca de Aguiar apresentam hoje risco muito elevado de incêndio, informou entretanto o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

SCabeceiras de Baixo (distrito de Braga) e os dois concelhos do distrito de Vila Real estão no terceiro nível mais elevado de risco de incêndio. Nesses distritos são para hoje esperados 21 e 17 graus celsius de máxima, respetivamente, e não está prevista chuva.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, variando entre reduzido e máximo.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 de cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) registou no domingo 120 incêndios, que foram combatidos por 1.026 operacionais, com o apoio de 296 veículos.