Portugal continental regista cinco fogos ativos, segundo informação da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), com o mais preocupante a ser o que lavra em Vila Nova de Cerveira a ser combatido por mais de 290 bombeiros.

O incêndio florestal que deflagrou sábado em Vila Nova de Cerveira é aquele que envolve mais meios, com 290 operacionais, apoiados por 95 meios terrestres.

O fogo em Candemil e Gondar, que teve início pelas 11:16 de sábado, mantém três frentes ativas em zona de floresta.

Já as chamas, em zona de mato, que deflagraram na no domingo à tarde, na freguesia de Tourém, Parque Nacional da Peneda do Gerês, Montalegre, distrito de Vila Real, têm duas frentes ativas, estando a ser combatidas por 65 operacionais, apoiados por 18 meios terrestres.

No concelho de Monção, Viana do Castelo, estão ainda 150 operacionais a combater um incêndio que começou no sábado, apoiados por 50 meios terrestres, e que conta atualmente com três frentes ativas.

Por seu turno, o combate ao fogo que lavra na freguesia de Balança, concelho de Terras de Bouro, distrito de Braga, que teve início pelas 10:10 de domingo, tem agora 83 elementos a combater as duas frentes que se mantêm ativas, apoiados por 29 meios aéreos.

Também com duas frentes ativas encontra-se o incêndio da freguesia de Poiares, concelho de Ponte de Lima, distrito de Viana do Castelo, que teve início também no domingo, com o alerta a ser dado pelas 12:52. O incêndio em área de mato está a ser combatido por 64 operacionais, apoiado por 20 meios terrestres.

Com uma frente ativa, encontra-se o incêndio do concelho de Terras de Bouro, distrito de Braga, que desde as 14:11 de domingo se encontra a lavrar em zona de mata, estando a ser combatido por 65 bombeiros, apoiados por 18 meios terrestres.

Os dados sobre os incêndios foram atualizados pelas 5:45 no site da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC).

No domingo, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) registou 382 incêndios que foram combatidos por 7.850 operacionais, com o apoio de 2.021 meios terrestres e 125 aéreos.