Os três fogos que lavravam no distrito de Viseu pelas 23:00 estão longe de serem controlados, mas consumiam apenas mato e não havia populações em risco, disse à Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS).

Segundo informou cerca das 23:00 o comandante do agrupamento central do centro norte, António Ribeiro, «o fogo abriu, mas neste momento não há populações afetadas».

«Já houve algumas populações afetadas durante a tarde, que estavam na linha de fogo, mas neste momento a situação já está controlada», disse o responsável.

Relativamente a estradas cortadas, António Ribeiro afirmou que não há informação nesse sentido, mas no caso de haver restrições, serão «estradas secundárias na linha de fogo».

Apesar de os fogos que lavram em Alcofra, concelho de Vouzela, em Mareco, concelho de Penalva do Castelo e na Serra do Caramulo/Silvares, concelho de Tondela, estarem longe de ser controlados pelos operacionais no terreno, António Ribeiro disse esperar que «a subida da humidade durante a noite ajuda a controlar os fogos».

Pelas 23:00, estavam a combater os fogos no distrito de Viseu 472 operacionais e 139 viaturas.