O fogo que lavrava em zona de mato e floresta desde o início da tarde de quinta-feira no concelho de Pedrógão Grande, no distrito de Leiria, foi dominado esta madrugada.

O incêndio, que chegou a mobilizar meios áereos, foi dominado às 4:20, disse o segundo comandante Operacional Distrital de Leiria, Luís Lopes, à agência Lusa.

“Temos todo o perímetro em resolução, com operações de rescaldo ainda demorados. Durante as próximas horas vamos ter todos os meios terrestres empenhados em operações de rescaldo”, explicou.


Pelas 04:30 mantinham-se no terreno 481 operacionais apoiados por 140 veículos, de acordo com o mesmo responsável.

Já o fogo em mato no concelho de Mangualde, no distrito de Viseu, permanece ativo desde a tarde de quinta-feira, com três frentes, e às 04:30 estava a ser combatido por 313 operacionais apoiados por 85 meios terrestres, de acordo com o portal da Proteção Civil.

O incêndio, que teve início às 15:59, provocou o encerramento da linha férrea da Beira Alta durante cerca de oito horas, até às 00:45 de hoje.

Desde as 00:00 de hoje foram registados 17 incêndios, estando pelas 04:30 apenas ativo o de Mangualde, de acordo com a Proteção Civil.