logotipo tvi24

Mais de 600 bombeiros no combate aos fogos

Há 42 fogos ativos. Sete são mais significativos

Por: tvi24    |   2012-03-28 17:25

Mais de 600 operacionais, apoiados por 170 veículos e quatro helicópteros, combatiam, pelas 17:00, os sete incêndios mais significativos dos 32 que lavram esta tarde um pouco por todo o país.

Segundo informação disponibilizada no website da Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC), um total de 614 homens tentavam apagar as chamas dos sete incêndios mais significativos do país (fogos com mais de duas horas ou mais de 10 veículos operacionais ou três ou mais meios aéreos pesados), recorrendo a 170 veículos e quatro helicópteros.

No total, pelas 17:00, eram 32 os incêndios ativos em território nacional.

O incêndio na localidade de São João Deserto, em Penela, que consome floresta há quase cinco horas, está a ser combatido por 251 operacionais, auxiliados por 66 veículos e dois helicópteros: um de ataque inicial e outro bombardeiro.

No Lugar do Monte, em Barcelos, desde as 15:08 que lavra um incêndio em mato, em duas frentes. Duas horas depois, combatiam as chamas 150 homens, apoiados por 41 veículos e um helicóptero bombardeiro.

Um fogo em Granja, castro Daire (Viseu), consome floresta há mais de seis horas. A ANPC indica que o combate está a «decorrer favoravelmente», como já dizia há uma hora, apesar de o número de frentes ter aumentado de duas para cinco.

Combatem este incêndio 84 homens, apoiados por 25 veículos e por um helicóptero bombardeiro.

No Cacém, Sintra (Lisboa), um incêndio em floresta ativo desde as 14:39, tinha mais de duas horas depois duas frentes e estava a ser combatido por 50 bombeiros auxiliados por 16 carros.

Pelas 13:53 deflagrou um fogo em floresta em São João de Tarouca, Tarouca (Viseu). Três horas depois, 43 homens apoiados por dez veículos, tentavam apagar as chamas.

Em Veigas, Vieira do Minho (Braga), um incêndio com duas frentes ativas consome mato desde as 11:45. Cinco horas depois eram 18 os homens e oito as viaturas que o combatiam.

Também com duas frentes lavra um fogo em Carcoeiras, Vinhais (Bragança), com início às 13:35. Pelas 17:00 no local estavam 18 operacionais e quatro veículos.

A ANPC contabilizou já, desde a meia-noite de hoje, 149 incêndios. Na terça-feira, a entidade registou 262 incêndios florestais (em floresta e mato) que mobilizaram um total de 2.983 operacionais e 850 veículos. Destes fogos, 171 foram diurnos e seis motivaram o recurso a meios aéreos.

Partilhar
EM BAIXO: Incêndio em Barcelos (LUSA)
Incêndio em Barcelos (LUSA)

Atraso na nota de inglês: culpa é da escola
Apurou o Instituto de Avaliação Educativa (IAVE), responsável pela coordenação da prova de inglês do 9.º ano
Veja a combinação vencedora do Euromilhões
Sorteio desta sexta-feira
«Controlou email e redes sociais, fê-la cair escada abaixo»
Um caso de violência doméstica. Uma história que vai chegar aos tribunais. MP acusa homem pelos crimes de violência doméstica e posse ilegal de arma
EM MANCHETE
Moody's sobe rating de Portugal
Rating passou de Ba2 para Ba1, e o país está a um passo de sair do nível «lixo»
Pilotos da TAP avançam para greve de 24 horas
Exame do 6.º ano com 95% de chumbos