Mais de um milhão de pessoas com mais de 65 anos foram vacinadas gratuitamente contra a gripe sazonal nos centros de saúde, segundo dados da Direção-Geral da Saúde (DGS), hoje divulgados.

Até 19 de dezembro tinham sido vacinadas gratuitamente 1,1 milhão de pessoas com 65 ou mais anos, abrangendo 62% da população portuguesa pertencente a este grupo etário, número que ultrapassa a meta que tinha sido estabelecida pela DGS.

A DGS tinha fixado o objetivo de vacinar 60% daqueles cidadãos.

Na época de gripe anterior (2012-2013) a cobertura vacinal antigripal foi de 45%, verificando-se, portanto, um acréscimo na época atual.

A DGS sublinha que estes números vêm interromper «a tendência decrescente que vinha sendo observada desde a época 2009-2010».

O relatório do vacinómetro, divulgado esta quinta-feira e que monitoriza em tempo real a taxa de cobertura da vacinação, indicava que até àquela data tinham sido vacinados perto de 1,5 milhões de portugueses com mais de 60 anos.

O mesmo relatório dava conta de que restringindo a taxa de cobertura apenas às pessoas com mais de 65 anos, tinham sido vacinados 1.260.216 portugueses.