O internacional e capitão da seleção portuguesa de futebol, Cristiano Ronaldo, foi hoje condecorado, pelo Governo da Região Autónoma da Madeira, de onde é natural, e inaugurou uma estátua em sua homenagem. (Veja aqui o momento em vídeo)

Na Assembleia Legislativa da Madeira, Ronaldo recebeu o Cordão Autonómico de Distinção, a mais alta condecoração da Região. Já na Praça do Mar, junto ao porto do Funchal, o futebolista do Real Madrid foi perpetuado através de uma estátua.

«Estou muito feliz, é algo que para mim diz muito, para a minha família e para as pessoas que gostam de mim. E é um privilégio enorme ser condecorado com esta medalha. O discurso não é o meu forte, sou melhor a jogar futebol. (...) Guardarei este momento num canto especial da minha vida», disse o internacional português.


Natural da freguesia de Santo António, concelho do Funchal, na ilha da Madeira, Cristiano Ronaldo salientou também a importância de estar na sua terra natal: «É um orgulho estar novamente, aqui, na Madeira onde fui criado, onde tenho as minhas raízes e onde tenho a minha família», disse.

A vinda de Ronaldo à Madeira é promovida pelo Jornal da Madeira, que é também o promotor do monumento que irá perpetuar aquele que é considerado o melhor futebolista do mundo.

A estátua foi esculpida pelo escultor madeirense, Ricardo Veloza que, à agência Lusa confessou não ser um adepto do futebol e, por tal motivo «aconselhei-me junto de pessoas ligadas ao universo futebolístico», explicou.

«Uma posição muito caraterística do jogador é quando marca livres e fica, com os braços abertos, a olhar para a bola e para a baliza, foi precisamente nessa posição que fiz a estátua», explicou Ricardo Veloza.


A estátua esculpida em bronze, tem 3,40 metros de altura e pesa 800 quilos e foi executada em 10 dias, no atelier do escultor, em Vila Nova de Gaia.

«Foi uma escultura baseada em fotografias, sem a camisola do clube ou da seleção porque isso não foi permitido, por isso também a camisola não tem número», observou Ricardo Veloza.


O internacional português conquistou na noite de sábado mais um título coletivo, pelo Real Madrid, ao sagrar-se campeão mundial de clubes, um troféu que já tinha ganho, em 2008, ao serviço dos ingleses do Manchester United.

O que acha Ronaldo sobre a própria estátua?

Após o jogo, disputado em Marrocos, o jogador viajou para a Madeira, em jato privado, acompanhado do seu empresário, Jorge Mendes.

Às 11:00 Cristiano Ronaldo será homenageado na Assembleia Legislativa da Madeira e às 12:00 descerrará a estátua em sua homenagem.