Um jovem foi esta madrugada detido e será levado a tribunal, na próxima terça-feira, por ter vandalizado a estátua de D. Afonso Henriques, em Guimarães, tendo partido a espada de bronze do monumento, adiantou a PSP.

De acordo com as informações adiantadas à agência Lusa, pelo subcomissário Filipe Silva da PSP de Guimarães, o jovem de 26 anos, detido pelas 03:15 da madrugada de hoje, ter-se-á pendurado na estátua do primeiro rei de Portugal, tendo o peso do seu corpo sido suficiente para partir a espada de bronze do monumento.

O grupo de jovens envolvido no incidente foi identificado e levado para a esquadra pela PSP de Guimarães, tendo apenas sido detido o homem de 26 anos, por se encontrar na posse da espada partida do monumento.

O jovem foi entretanto libertado, mas está notificado para comparecer em audiência em tribunal na terça-feira de manhã. A presença perante o juiz não acontecerá na segunda-feira, devido a procedimentos relacionados com a reforma do mapa judiciário.

O subcomissário Filipe Silva referiu que esta não é a primeira vez que acontecem incidentes a envolver a estátua de D. Afonso Henriques.