O Comando Territorial de Viseu da GNR anunciou esta terça-feira ter sido aquele que, a nível nacional, referenciou mais idosos a viverem sozinhos e/ou isolados durante os Censos Sénior 2014, num total de 2.945.

Os dados recolhidos mostraram que «2.588 idosos vivem sozinhos, 235 vivem isolados, tendo ainda sido identificados 122 idosos que vivem sozinhos e isolados», refere a GNR, em comunicado.

Segundo a GNR, os concelhos de Moimenta da Beira (381), Vila Nova de Paiva (239) e São João da Pesqueira (226) são aqueles onde foram referenciados mais idosos a viverem sozinhos.

Já os concelhos de Cinfães (31), Lamego (25) e São Pedro do Sul (22) são aqueles onde foram referenciados mais idosos a viverem isolados.

Com mais idosos a viverem sozinhos e isolados aparecem os concelhos de São Pedro do Sul (17), Cinfães (13) e Mangualde (12).

A GNR explica que, dos 122 idosos a viverem sozinhos e isolados, 69% são mulheres e 54% não possuem telefone. A idade média é 77 anos.

As casas destes idosos ficam a cerca de dois quilómetros das restantes e a dez quilómetros do centro de saúde, sendo que 37% deles «já recebem algum tipo de apoio», acrescenta.

A GNR refere que, em todo o distrito, foi apenas sinalizado um idoso que necessita de acompanhamento por parte das instituições locais. No ano passado tinham sido sinalizados 11.

«Os idosos referenciados com maior média etária (80 anos) residem no concelho de Mangualde», acrescenta.

Segundo a GNR, aderiram ao programa «Residência Segura» 1.184 idosos.

Atendendo aos dados recolhidos, a secção de Programas Especiais do Comando Territorial de Viseu promete «continuar a desenvolver o programa «Idosos em Segurança» e a comunicar as instituições locais as situações que julguem ser prioritárias em termos de intervenção social».