Notícia atualizada às 21:51

A GNR de Coimbra anunciou a detenção, por tráfico de droga e posse de armas ilegais, de um jovem de 21 anos com um «amplo registo criminal em França». De acordo com a mesma fonte citada pela Lusa, o jovem vai aguardar julgamento em liberdade.

O rapaz foi intercetado na quarta-feira, quando circulava no IC2, a sul de Coimbra, ao volante de «uma viatura de alta cilindrada», que lhe foi apreendida.

Além de condução perigosa e sob o efeito de álcool, os agentes do Destacamento de Trânsito de Coimbra da GNR verificaram que o suspeito não tinha habilitação legal para poder conduzir.

«Após efetuar várias manobras perigosas no ato da condução e após desobedecer à ordem de paragem emanada pelos militares», acabou por ser detido, refere o Comando Territorial de Coimbra da GNR em comunicado.

Com esta conduta, o arguido, que apresentava uma taxa de alcoolemia no sangue de 1,55 gramas por litro, «colocou a sua própria vida em perigo, bem como a vida dos demais utentes que transitavam na referida via», na manhã de quarta-feira.

Em França, onde nasceu, já tem um «amplo registo criminal», por recetação, roubo de veículos, «agressões a autoridades policiais e diversos crimes com fuga», adianta a nota.

Uma fonte policial disse à agência Lusa que o jovem, intercetado na zona de Condeixa-a-Nova, seria detido já perto da Mealhada, após perseguição no IC2 por uma viatura do Destacamento de Trânsito.

«Após investigação e pesquisa de informações (...), veio a apurar-se que o suspeito circulava com o veículo ostentando matrículas falsas», além de não possuir «qualquer título de condução válido».

Na sua posse, tinha 16,7 gramas de haxixe, 1,5 gramas de liamba, 290 euros em dinheiro e duas armas proibidas - uma soqueira e um spray de gás pimenta – que foram apreendidas, tal como a viatura em que se deslocava

O arguido passou a noite nas instalações de Condeixa da GNR e foi apresentado na tarde de hoje no Tribunal de Instrução Criminal de Coimbra, onde às 17:00 ainda estava a ser interrogado.