A GNR efetuou no fim de semana 194 detenções em flagrante delito, a maioria (153) por condução sob efeito do álcool, registando-se também detenções por tráfico de droga (3), furto (3) e violência doméstica (1).

Segundo adianta uma nota divulgada esta segunda-feira pela GNR, as restantes detenções resultaram de condução sem habilitação legal (11), posse ilegal de armas (1), posse de armas proibidas (1) e outros crimes (20).

Quanto às apreensões mais significativas, consta da lista 17 doses de cocaína, 399 doses de haxixe, cinco gramas de liamba, cinco armas de fogo, uma arma branca, 440 cartuchos calibre 12, sete veículos ligeiros, 700 quilos de pescado diverso e 150 euros em numerário.

No total, foram elaborados 189 autos de notícia por detenção em flagrante delito e 2098 autos de contraordenação a legislação diversa.

As operações da GNR visaram sobretudo a prevenção e combate à criminalidade violenta e a fiscalização rodoviária, tendo a ação decorrido nos Distritos/Comandos Territoriais de Aveiro, Beja, Braga, Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Faro, Guarda, Leiria, Lisboa, Madeira, Portalegre, Porto, Santarém, Setúbal, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu.

Entretanto, no âmbito do trânsito foram fiscalizados pela GNR 8.505 condutores e detetadas 2.021 infrações, destacando-se 399 por condução com taxa de álcool no sangue superior ao permitido por lei, 561 excessos de velocidade (em 34.167 controlos), seis relativas a excesso ou deficiente acondicionamento de carga e 25 relacionadas com tacógrafos.