A 3ª edição do Porto Wine Fest arrancou esta quarta-feira na Ribeira de Gaia, com dezenas de marcas de vinho do Porto para degustação e uma abertura antecipada em relação a anos anteriores para «aproveitar a época alta do turismo».

«A primeira edição contou com 32.500 pessoas e a segunda com mais de 38 mil, entre as quais muitos estrangeiros», disse à agência Lusa António Sousa, da direção do Turismo do Porto e Norte de Portugal, que organiza o certame.

Esta edição, a decorrer até dia 20 de julho, afigura-se como «uma oportunidade de crescimento, já que as edições anteriores decorreram em setembro e esta em julho, [mês] em que estão muito mais estrangeiros a visitar o Porto, Gaia e a região Norte [do país]», considerou representante da organização.

Para o Turismo do Porto e Norte de Portugal, o certame é ainda relevante na medida em que pode servir de pretexto para visitar outras partes do país, dada a natureza do produto que promove e cujas raízes estão nas vinhas do interior nortenho.

«É um grande convite para, na altura das vindimas, o rio Douro poder ser visitado», considerou António Sousa, frisando que «o vinho do Porto é o grande embaixador de Portugal».

Vindas de Seoul, Coreia do Sul, Pumyi e Sun-yun Kwon, turistas de 24 anos, disseram à agência Lusa que já tinham provado o vinho do Porto no seu país de origem, em que, todavia, consideram uma bebida «muito difícil de encontrar, porque só há duas ou três marcas», pelo que visitaram o Porto já «à espera de provar os vários vinhos da região».

«Temos recebido muitos visitantes de mercados externos, que vêm descobrir as nossas marcas e é muito importante que levem para os países deles a vontade de consumir os nossos produtos», revelou Miguel Centeno, diretor de marketing de uma das dezenas de marcas de vinho do Porto com stand montado no certame.

Segundo o representante da produtora de vinhos, «há muita gente que vem da China e do Japão, assim como de outros países do Oriente, que vêm visitar esta parte do planeta e que ficam muito satisfeitos com a nossa cultura, o que os faz repetir as viagens várias vezes».

«Vemos essas mesmas pessoas em vários eventos da cidade em anos diferentes», frisou o diretor de marketing.

As degustações de vinhos no Porto Wine Fest permitem provar um número de marcas que representam cerca de 80% do mercado, num evento que conta ainda com aulas práticas e demonstrações de culinária e competições entre chefes de cozinha, tudo com a cidade do Porto como pano de fundo.