A GNR anunciou esta terça-feira ter recuperado, na zona de Lisboa, oito bovinos que alegadamente tinham sido furtados de uma propriedade no concelho de Arraiolos (Évora), tendo identificado três suspeitos do furto e recetação dos animais.

Em comunicado enviado à agência Lusa, o Comando Territorial de Évora da GNR indicou que os bovinos tinham sido furtados no dia 14 deste mês de uma propriedade localizada no concelho Arraiolos.

Após recolher «informações no terreno», a GNR realçou que localizou e recuperou os animais, no último fim de semana, em propriedades localizadas nos concelhos de Sobral de Monte Agraço e de Sintra (Lisboa).

Além da apreensão dos oito bovinos alegadamente furtados, três homens, entre os 40 e os 60 anos e residentes naqueles concelhos, foram identificados e constituídos arguidos por suspeitas do furto e recetação dos animais.

Segundo a GNR, no local onde recuperou os animais, o Núcleo de Proteção Ambiental do Destacamento Territorial de Torres Vedras elaborou ainda diversos autos de contraordenação por incumprimento das normas de bem-estar animal.

A operação foi realizada pelo Núcleo de Investigação Criminal do Destacamento Territorial de Estremoz da GNR com a colaboração de militares do Comando Territorial de Lisboa, nomeadamente dos Destacamentos Territoriais de Torres Vedras, Mafra e Sintra e apoiados por militares do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente.