O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou esta segunda-feira as zonas costeiras de 10 distritos de Portugal continental sob aviso amarelo devido a agitação marítima, com ondas que podem atingir os cinco metros.

Segundo o IPMA, o aviso vai vigorar entre as 03:00 de terça-feira e as 07:00 de quarta-feira nas zonas costeiras dos distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Coimbra, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro.

O IPMA prevê agitação marítima que poderá provocar ondas entre os quatro e os cinco metros.

Na Madeira, a Capitania do Porto do Funchal emitiu também esta segunda-feira um aviso de agitação marítima forte para a costa norte, recomendando aos armadores e proprietários de embarcações para que as mesmas permaneçam nos portos de abrigo.

A Capitania, em comunicado, dá conta de ter recebido do Instituto Português do Mar e da Atmosfera a situação geral do estado do tempo (vento e mar) para a orla marítima até às 18:00 de terça-feira para o arquipélago,

Estão previstas, para a costa norte, ondas de noroeste de 1,5 a 4,5 metros e, para costa sul, ondas de sudoeste de 1 a 2 metros.

Devido a estas condições meteorológicas, a Capitania recomenda por isso que, na costa norte, "os proprietários ou armadores das embarcações tomem as devidas precauções para que estas permaneçam nos portos de abrigo".

Já esta segunda-feira, mas nos Açores, a agitação marítima obrigou a Atlânticoline a cancelar viagens entre três ilhas


Mau tempo provocou 11 inundações em Lisboa


A chuva que caiu ao início da tarde desta segunda-feira em Lisboa provocou 11 inundações na via pública, disse à agência Lusa fonte do Regimento de Sapadores Bombeiros.

“Desde as 18:00, foram registadas 11 inundações”, afirmou a fonte.

Segundo a mesma fonte, às 21:30 continuavam ativas duas inundações junto ao eixo Norte-Sul, nomeadamente na Avenida das Forças Armadas e na Radial de Benfica.

Fonte das autoridades contactada pela Lusa explicou que as inundações ocorreram devido à falta de limpeza de sarjetas.