Uma explosão seguida de incêndio numa habitação no centro de Gaia provocou esta manhã ferimentos graves num octogenário, com queimaduras em mais de 70% do corpo, disse à agência Lusa fonte dos Bombeiros Sapadores daquela cidade.

Segundo a fonte, a explosão ocorreu pelas 09:40 e terá sido provocada por uma fuga de gás, tendo os bombeiros encontrado a vítima – um idoso com mais de 80 anos – «já na rua deitado».

Apesar de estar «consciente e colaborante», a vítima sofreu «queimaduras nos membros, no rosto e na parte abdominal», tendo sido assistida no local por uma Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) e posteriormente transportada para o Hospital Santos Silva, em Gaia.

De acordo com os Sapadores, a explosão e posterior incêndio ocorreram na cave de um edifício com três andares e várias habitações, mas danificou apenas esta «muito pequena» divisória da casa, onde existe uma cozinha e uma sala.

Apesar de no edifício habitarem várias famílias, a fonte disse não ter sido necessário evacuá-lo, já que as chamas ficaram confinadas à cave.

Ao local acorreram os Bombeiros Sapadores de Gaia e os Voluntários de Coimbrões, com um total de 15 homens, duas viaturas de combate a incêndio, uma autoescada e uma ambulância.