O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê temperaturas mínimas baixas até sexta-feira, prolongando por isso os avisos amarelos no território continental, e estima que as temperaturas comecem a subir a partir de sábado.

«Teremos as temperaturas mínimas a chegar perto de 0ºC no litoral e abaixo de 0ºC no interior do país até dia 02 [sexta-feira], por isso teremos uma noite de passagem de ano fria», disse esta quarta-feira à agência Lusa a meteorologista Maria João Frada.

Para os próximos dois dias, Maria João Frada afirma que «as condições meteorológicas vão continuar semelhantes» à dos últimos dias, com céu pouco nublado ou limpo, vento fraco e temperaturas mínimas baixas, entre os -1 e os 3ºC (entre os -4 e os 0ºC nas regiões do interior) e temperaturas máximas entre os 10ºC e os 15ºC no litoral e entre os 4 e os 8ºC no interior.

Nesse sentido, o IPMA prolongou hoje e até às 07:00 de quinta-feira os avisos amarelos (o terceiro mais grave) devido à persistência de valores baixos de temperatura em todo o território continental.

No entanto, «prevê-se que a partir de dia 03 de janeiro, gradualmente, a partir do Norte, devido a uma massa de ar mais quente, que fará um trajeto mais Atlântico, as temperaturas subam ligeiramente no litoral do país», disse Maria João Frada, antecipando que «no domingo já se sinta uma pequena subida da temperatura mínima em todo o território» continental.

Para o arquipélago da Madeira, até ao final do ano, «o céu deverá apresentar períodos de muita nebulosidade e a temperatura mínima irá variar entre 13 e 15ºC e a máxima entre 18 e 20ºC, o vento soprará fraco a moderado».

A partir de dia quinta-feira e até domingo, o IPMA prevê períodos de céu muito nublado e que temperaturas não sofram alterações, refere o IPMA em comunicado publicado na sua página oficial.

Para o arquipélago dos Açores, esta quarta e quinta-feira antecipa-se céu muito nublado e com a ocorrência de precipitação fraca em todas as ilhas e que as temperaturas máximas variem entre 17 e 18ºC e mínimas entre 13 e 15ºC.

A partir de sexta-feira é esperada já uma ligeira melhoria do estado do tempo com o céu a apresentar abertas, podendo, no entanto, ocorrer ainda alguns aguaceiros fracos e pouco significativos, refere o IPMA.