A Força Aérea Portuguesa começa na segunda-feira o exercício anual tático, em que participam também forças holandesas e da NATO e que conta pela primeira vez com aviões F16 norte-americanos destacados vindos da base aérea italiana de Aviano.



De acordo com a Lusa, o exercício anual tático da Força Aérea Portuguesa, o REAL THAW 2014 (RT14), começa na segunda-feira e prolonga-se até ao dia 14 de fevereiro, com missões aéreas e terrestres que decorrerão em Monte Real, Seia, Trancoso, Guarda, Celorico da Beira, Pinhel, Meda e Lamego.



De acordo com informações da Força Aérea Portuguesa, o exercício conta com a participação da Marinha e do Exército Português, e, a nível internacional, com forças dos Estados Unidos da América, da Holanda, da NATO e duas aeronaves de guerra eletrónica da COBHAM.



Pela primeira vez no âmbito deste exercício, os Estados Unidos participam com aeronaves F-16, destacadas na Base Aérea de Aviano, em Itália, uma base que «assume um papel primordial nas operações NATO nomeadamente no destacamento de forças para qualquer teatro de operações».



O exercício anual RT14 «tem como principais objetivos qualificar e aprontar as forças participantes no quadro estratégico dos interesses nacionais e das alianças internacionais de que o país faz parte».