A GNR vai efetuar, entre quinta e segunda-feira, várias ações de sensibilização no âmbito da operação «regresso às aulas 2014/15».

Os militares vão falar com professores, alunos e encarregados de educação sobre segurança em ambiente escolar, regras de trânsito, trajeto de ida e regresso da escola e transporte de crianças em veículos automóveis.

A Guarda aconselha os pais a saberem o horário dos filhos, os percursos utilizados, os nomes e contactos dos colegas mais próximos e os locais que costuma frequentar.

Os pais devem ainda falar regularmente com os filhos para saber se algo de estranho se passa.

Sobre o transporte, a GNR lembra que as crianças devem estar «sempre no banco de trás, com cinto de segurança ou com sistema de retenção adequado», diz o comunicado citado pela Lusa.

A Guarda Nacional Republicana vai ainda divulgar o programa Escola Segura e apresentar os militares responsáveis por cada escola, com a distribuição do número de contacto dos núcleos Escola Segura.

No último ano letivo, a GNR mobilizou 14.846 militares, que realizaram 9.109 ações de sensibilização no meio escolar, abrangendo 730.223 alunos.