As Festas de Lisboa 14 arrancam nesta sexta-feira com um espetáculo performativo de rua intitulado «O último sonho do grande aventureiro Fernão Mendes Pinto», que irá transformar o Rossio num «mundo voador e colorido» às 22:00, segundo a organização.

A praça será o palco de um espetáculo com «criações gigantes e coloridas» da companhia francesa Plasticiens Volants contempladas com «o fado de Gisela João, o ritmo de Bambaram ¿ baile de tina da Guiné e a delicadeza do coro Molihua», segundo a Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural (EGEAC), citada pela Lusa.

A iniciativa tem como tema os 400 anos da obra Peregrinação, de Fernão Mendes Pinto, que protagoniza e orienta as Festas de Lisboa deste ano.

A abertura das comemorações estende-se ao «Dia S», que no próximo domingo irá colocar Lisboa a dançar ao som da música de Diego Miranda, num espetáculo com entrada livre, que decorrerá no Parque Tejo das 17:00 às 22:00 e onde o público poderá interagir com o elemento mais iconográfico das festas, a sardinha.

A noite de Santo António, de 12 para 13 de junho, com o desfile das marchas populares na Avenida da Liberdade, em Lisboa, continua a ser o ponto central das festas da cidade. Durante a tarde, decorrem os tradicionais Casamentos de Santo António.

Com «mais de um mês de uma programação multidisciplinar e variada», as Festas de Lisboa contam com diversos projetos como o «Andar em Festa», iniciativa que leva a criação artística ao espaço público e aos transportes coletivos da cidade; o «Lisboa Mistura», que leva músicas de diversas partes do mundo ao Largo do Intendente e ao Castelo de São Jorge; o «Teatro das Compras», com peças de teatro criadas para as lojas tradicionais da baixa pombalina; os «Castellers de Sants», composição de pirâmides humanas, natural de Barcelona (Espanha), que vai ser construída ao som de guitarras portuguesas; e o «Festival Coral de Verão», que junta coros vindos de todo o mundo.

A EGEAC espera superar a participação popular do ano passado, estimada em 1,6 milhões de pessoas.

As Festas de Lisboa encerram no dia 3 de julho com um concerto de Fausto Bordalo Dias, às 22:00, na Torre de Belém.