Ficaram noivos muito jovens, mas a guerra separou-os. Antonia Gottifredi e Giovanni Molinari são dois italianos que o destino voltou a juntar, agora que têm 86 e 89 anos, respetivamente. Reencontraram-se no Facebook. A tecnologia a juntar o que a vida se encarregou de afastar. Mas o sentimento sempre esteve lá. Setenta anos depois, casaram-se.

Conheceram-se em 1944 e apaixonaram-se logo, mas ele, que era soldado, foi destacado para a guerra e acabou internado num campo de concentração. Quando finalmente recuperou, Antonia estava noiva já de outro homem, com quem teve dois filhos. Giovanni acabou por se tornar engenheiro e passou a vida a viajar pelo mundo.

Agora já viúvos, os netos mostraram-lhes as maravilhas do Facebook para criar amizades e poder reencontrar pessoas de quem há muito se perdeu rasto. Foi assim que as suas vidas voltaram a cruzar-se. O primeiro encontro, 70 anos depois, aconteceu há um ano, num banco de jardim, junto a um lago. Ele ofereceu-lhe um ramo de rosas e reconquistou o coração de Antonia, como a própria deu conta ao jornal espanhol ABC:

«O Giovanni continua romântico como quando era jovem. Este ano fartou-se de me oferecer rosas e de convidar-me para jantar»


Casaram-se este fim-de-semana, com o padre a resumir bem que a esperança é sempre a última a morrer: «O vosso sonho está a tornar-se realidade». E viveram felizes para sempre. É assim que querem terminar esta história.