O dia 26 de setembro passa a ser celebrado anualmente em toda a Europa como o Dia do ex-fumador, uma medida que visa felicitar todos os que conseguiram largar o vício do tabaco.

Celebrado com o apoio da Comissão Europeia e a colaboração da Fundação Europeia do Pulmão, o «Dia do Ex-Fumador» procura sensibilizar o público para questões de saúde, sendo assinalado em várias capitais europeias.

A iniciativa é apoiada por várias celebridades, como a campeã de ténis Victoria Azarenka e a estrela DJ Bob Sinclair. Em Portugal, o embaixador da causa é o músico Zé Pedro, guitarrista dos Xutos & Pontapés.

Esta primeira data de sensibilização para a saúde através da celebração da vitória dos ex-fumadores propõe como exemplo as 400 mil pessoas que procuraram deixar de fumar com a ferramenta de saúde gratuita iCoach, lançada no âmbito da campanha ¿Os Ex-Fumadores são Imparáveis, lançada em 2011.

A nível dos países-membros da UE, Portugal ocupa o 4º lugar entre os países que detêm mais utilizadores na ferramenta de saúde gratuita iCoach, sendo que ao nível da utilização da ferramenta em smartphones, Portugal ocupa a segunda posição, logo a seguir ao Reino Unido.

Em Portugal são perto de 25 mil os fumadores que tentam deixar de fumar usando o iCoach, ou seja, um em cada 100 fumadores portugueses já conhece e utiliza esta ferramenta de saúde, conta a Lusa.