Os recém-chegados à cidade universitária de Cambridge, no Reino Unido, têm a partir de agora uma nova página de Internet em português onde encontrar informação para facilitar a instalação, anunciou a Cambridge University Portuguese Speakers' Society (CUPortSS).

A página possui informação sobre a história da cidade e da universidade, alojamento, emprego, questões administrativas, transporte, compras, desporto e lazer.

"Todos os anos chegam mais portugueses e muitos queixam-se da falta de informação. Esta é uma forma de ajudar", disse Leonor Natário, membro da CUPortSS e do projeto.

O site destina-se não só a estudantes, mas também a investigadores, professores académicos e profissionais portugueses recém-chegados.

Segundo a CUPortSS, a comunidade portuguesa em Cambridge tem crescido nos últimos anos, sendo constituída por "pessoas com um altíssimo nível de formação que trabalham em instituições de topo mundial".

Muitos não são académicos, como é o caso de Leonor Natário, que é técnica de farmácia e chegou há cerca de ano e meio para se juntar ao namorado.

Criada há cerca de 10 anos no âmbito da universidade, tem cerca de 500 membros, embora se estime que só metade sejam ativos e os restantes tenham deixado Cambridge.

Além de portugueses, está aberta a lusófilos e organiza regularmente encontros e atividades como noites de cinema em língua portuguesa.