Duas pessoas morreram e 11 ficaram feridas com gravidade nos últimos cinco dias nas estradas portuguesas fiscalizadas pela PSP, de acordo com o balanço da Operação Carnaval 2014, divulgado esta quarta-feira.

De acordo com a Lusa, o número de mortos e de feridos graves foi o mesmo do registado no ano passado, mas houve mais 75 acidentes, num total de 840.

Nos cinco dias da Operação, que decorreu entre as 00:00 de 28 de fevereiro e as 24:00 de 04 de março, a PSP deteve 371 pessoas, por crimes de condução sob o efeito de álcool, condução sem carta, tráfico de estupefacientes e furto ou roubo de arma ilegal.

No total, foram fiscalizadas 22.468 viaturas, detetadas 2.905 infrações gerais e 3.271 infrações por excesso de velocidade.

Foram ainda apreendidas 22 armas, 13 de fogo e seis brancas, o que representou um aumento de quatro armas confiscadas relativamente ao ano anterior, com a PSP a lembrar que as de fogo estão normalmente associadas a crimes graves e violentos.

Durante os cinco dias da Operação Carnaval, a polícia apreendeu também 87,5 quilos de explosivos e reforçou as ações de sensibilização para os perigos associados à quadra carnavalesca, nomeadamente no que se refere ao uso de material pirotécnico.