Setenta e oito por cento das licenças de aprendizagem requeridas pelas escolas de condução entre Dezembro de 2008 e Fevereiro deste ano foram efectuadas pela Internet. O anúncio foi feito, esta sexta-feira, pelo Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres (IMTT).

Desde Dezembro que as escolas de condução podem solicitar as licenças de aprendizagem on-line, sistema que conta com a adesão de 989 escolas, num universo de 1.105. De acordo com o IMTT, entre 09 de Dezembro e 18 de Fevereiro foram impressas 14.476 licenças de aprendizagem nas escolas de condução, o que corresponde a 78 por cento de todos aqueles documentos emitidos durante esse período.

As licenças de aprendizagem pedidas através da Internet podem ser impressas na hora, nas próprias escolas de condução, após o pagamento da respectiva taxa por multibanco e validação pelos serviços regionais e distritais do IMTT.

De acordo com o instituto, a solicitação on-line de licenças de aprendizagem, para uso exclusivo das escolas de condução, permite «reduzir deslocações e acelera os procedimentos, contribuindo simultaneamente para diminuir a pressão no atendimento e os tempos de espera nos serviços regionais e distritais do IMTT».

Este sistema insere-se na estratégia definida pelo IMTT de desburocratização e simplificação de procedimentos, mediante a disponibilização on-line de vários serviços.

Em breve, de acordo com o IMTT, as escolas de condução também podem apresentar, em breve, pedidos de revalidação, substituição e duplicado de cartas de condução on-line. Para tal, será estabelecido um acordo de parceria com cada uma das escolas aderentes, através do qual são estabelecidas as condições de prestação do novo serviço, bem como as do uso dos equipamentos necessários, cedidos gratuitamente pelo IMTT.