Diário da ManhãTVI

 

“As doenças reumáticas não são só doenças dos idosos. Crianças e adultos também sofrem de doenças reumáticas.”

Entre as doenças remáticas estão a artrite reumatoide, osteoartrose, osteoporose, fibromialgia e artrites.

Os fatores de risco são a idade, a obesidade, o tabagismo e a ingestão de bebidas alcoólicas e fármacos.

 

Helena Canhão lembra que é “importante investir na melhoria da qualidade de vida”. “Nos últimos anos, temos investido muito, e bem, na melhoria da mortalidade. Só que vivemos cada vez mais anos só que esses mais 10 ou 15 anos de vida são vividos muitas vezes com muito sofrimento”, argumenta.

 

A especialista sublinha que “as doenças reumáticas são uma das causas mais frequentes de absentismo no trabalho e de dor crónica” e que o papel do doente é fundamental no tratamento e na prevenção: “Um conhecimento de si próprio e colocar o doente a gerir a sua doença é muito importante.”

 

Helena Canhão deixou também alguns conselhos para evitar queixas e prevenir doenças reumáticas: “Todos temos uma vida muito mais sedentária. Precisávamos de fortalecer músculos, evitar movimentos de repetição. Há muitas coisas que fazemos mal no nosso dia-a-dia, relacionadas com a nossa alimentação, por exemplo. Muitas vezes por falta de tempo. Temos de nos adaptar melhor a estas mudanças de vida e conhecermo-nos melhor, para percebermos como evitar estas queias.”