Os frutos vermelhos podem acelerar a perda de peso, devido a um grupo de compostos metabólicos denominado flavonoides e que está presente em grande parte dos vegetais.

Um estudo publicado no The British Medical Journal, revela que as antocianinas, do grupo dos flavonoides, aceleram o metabolismo, facilitando a perda de peso. 

As dietas ricas em flavonoides são constituídas, por exemplo, por amoras, cerejas, uvas e morangos, mas os compostos também podem ser encontrados no chá e nas maçãs, revela o estudo.

Já se sabia que alguns vegetais estavam relacionados com a perda de peso, incluindo mirtilos, maças, pêras, ameixas, morangos, uvas, pimentão e aipo, mas o estudo mostra que os flavonoides podem ser responsáveis pela diminuição da absorção de gordura e por acelerar o metabolismo.

Meia chávena de mirtilos fornece-lhe cerca de 12 desvios-padrão de antocianinas e meia chávena de amoras dá-lhe sete, o que significa que não precisa de muitos mirtilos para obter o efeito; a presença destes compostos varia de alimento para alimento.

“Os resultados mostram realmente pequenas mudanças”, no entanto, “a manutenção do peso é o mais importante”, disse Monica Bertoia, associada de pesquisa em Harvard e citada pela Times.

Os autores do estudo recomendam que as pessoas comam maçãs, pêras e bagas, que reforçam o efeito de perda de peso.