Hoje celebra-se o Dia mundial da Esclerose Múltipla e, pela primeira vez, Portugal vai assinalar o dia com um treino especial organizado pela EM'Força.

Este projeto, a EM'Força, nasceu após a junção de esforços de outros dois projetos, o «I Will try to Fix You» e a Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla, que decidiram criar uma equipa de corridas. O principal objetivo é apoiar doentes com Esclerose Múltipla (EM) e dar a conhecer a doença, participando em corridas com «uma camisola» alusiva ao grupo.

O dia Mundial dedicado a esta doença, que atinge cerca de cinco mil portugueses, é sempre celebrado na última quarta-feira do mês de maio. Para que o dia não passe esquecido no calendário dos portugueses a EM'Força planeou uma iniciativa especial: um treino nacional e simultâneo de toda a equipa.

Mas não só, todos estão convidados a participar. Para tal, basta ver as cidades que vão participar na iniciativa e saber a hora do encontro para o treino. Mas quem não puder, pode apenas vestir «a camisola» e treinar na sua própria cidade ou rua. O que interessa é assinalar a data com um dia dedicado ao Desporto.

Esta doença crónica atinge o sistema nervoso central e interfere com a capacidade de controlar funções como, por exemplo, a visão, a locomoção ou o equilíbrio. Ainda sem cura e altamente incapacitante, o seu diagnóstico não é fácil. O sexo feminino é o mais afetado e a faixa etária mais atingida vai dos 20 aos 40 anos. Os medicamentos que existem apenas servem para controlar e estabilizar a evolução da doença.