A GNR deteve 162 pessoas no âmbito de um conjunto de operações de combate à criminalidade e de fiscalização rodoviária realizadas durante o fim de semana em todo o país, anunciou esta segunda-feira a corporação.

Em comunicado, a Guarda Nacional Republicana adianta que 93 pessoas foram detidas por condução sob o efeito do álcool, 22 por condução sem habilitação legal, 10 por furtos, nove por tráfico de estupefacientes e quatro por posse de arma proibida.

Segundo a GNR, as 162 detenções resultaram de um conjunto de operações de fiscalização rodoviária e de prevenção e combate à criminalidade violenta realizadas durante o fim de semana em todo o país.

Durante o fim de semana, os militares da GNR apreenderam também 1.092 doses de haxixe, 20 doses de cocaína, duas armas de fogo, seis armas brancas e 1.500 euros em numerário.

No âmbito do trânsito, aquela força de segurança fiscalizou 6.349 condutores e registou 2.455 infrações, dos quais 908 por excesso de velocidade, 235 por condução com taxa de álcool no sangue superior ao permitido por lei e 99 por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança ou cadeirinhas para crianças.

A GNR multou ainda 92 condutores por falta de inspeção periódica obrigatória, 79 por uso do telemóvel durante a condução, 34 por falta de seguro e 33 por infrações de tacógrafos.