A GNR deteve 80 pessoas no âmbito de um conjunto de operações de combate à criminalidade e de fiscalização rodoviária realizadas durante o fim de semana em todo o país, indicou esta segunda-feira aquela força de segurança.

Em comunicado, a Guarda Nacional Republicana destaca as 41 detenções sob o efeito do álcool, 10 por condução sem habilitação legal, nove por tráfico de droga, uma por tentativa de homicídio e outra por furto.

De acordo com a corporação, as 80 detenções resultaram de um conjunto de operações de fiscalização rodoviária e de prevenção e combate à criminalidade violenta realizadas durante o fim de semana em todo o país.

Os militares da GNR apreenderam também, durante o fim de semana, 51 quilogramas de cocaína (equivalente a 255 mil doses), 323 doses de haxixe, duas armas brancas e um veículo.

No trânsito, a GNR registou 1.175 infrações, das quais 452 por excesso de velocidade, 96 por condução com taxa de álcool no sangue superior ao permitido por lei, 53 por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e sistema de retenção para crianças.

A GNR detetou ainda 37 infrações por falta de inspeção periódica obrigatória e 33 por uso do telemóvel durante a condução.