Um jovem de 24 anos morreu e outro de 20 ficou ferido sem gravidade no despiste de uma viatura ligeira que caiu ao rio Zêzere na madrugada desta quarta-feira.

O acidente ocorreu cerca das 04:15 em Maxial, no concelho de Ferreira do Zêzere, no norte do distrito de Santarém, quando a viatura em que seguiam os dois jovens se despistou numa ravina, tendo caído ao rio e ficado submersa numa zona com dois a três metros de profundidade.

O comandante dos Bombeiros Voluntários de Ferreira do Zêzere, Rui Patrício, explicou à agência Lusa que o alerta foi dado para o 112 por uma mulher que mora a poucos metros e se apercebeu do barulho provocado pelo despiste.

Quando os bombeiros chegaram ao local, uma estrada de terra batida que em algumas zonas passa mesmo ao lado da albufeira de Castelo de Bode, o jovem de 20 anos já tinha conseguido sair do carro, mas o outro ocupante estava ainda dentro da viatura, tendo sido necessário acionar equipas de mergulhadores dos bombeiros de Constância e Cernache do Bomjardim.

Segundo fonte da Proteção Civil, os jovens residiam na zona de Leiria e estavam em Ferreira do Zêzere para participarem na festa de aniversário de uma colega que estava a acampar a cerca de um quilómetro da zona onde ocorreu o acidente.

No local estiveram ainda os bombeiros de Ferreira do Zêzere, a GNR e a viatura médica de emergência e reanimação (VMER) do Médio Tejo, num total de 20 homens, apoiados por nove veículos, como conta a Lusa.