Aos domingos vêem-se cada vez mais portugueses a correr. Uns optam por fazê-lo sózinhos, com familiares, com amigos, no campo, na praia, nas matas, junto ao mar.

Nove mil desses portugueses vão correr, este domingo, ao longo da Avenida Marginal, entre Algés e a Praia da Torre, os dez quilómetros da Corrida do Tejo 2015.

Ercília Machado e Manuel Damião, atletas multi-medalhados, e a dupla do blogue “Bons Rapazes”, Pedro Teixeira e Tiago Froufe, são os embaixadores desta corrida, que já tem barbas. Uma corrida com uma idade que impõe respeito, 35 anos.

Os nove mil participantes têm um mote comum: “Desafia quem mais gostas a correr”, nesta 35ª edição.

A Corrida do Tejo foi uma das primeiras provas de estrada a ser realizada em Portugal. Para além de um percurso de estrada com uma vista única e permanente sobre o Tejo, esta corrida destaca-se pelas suas características técnicas, nomeadamente o dorsal personalizado com chip integrado, caixas de saída por tempos sub 37’, sub 45’, sub 50’ e sub 55’, tempo aos 5km, dois abastecimentos no percurso e um no final, que inclui, para além de água, uma garrafa de bebeida energética para cada participante.

Pela primeira vez com o apoio de uma marca desportivada, os participantes têm ao dispor nos seus kits uma t-shirt técnica da marca com tecnologia NB Dry e com modelos diferenciados para senhora e homem. De acordo com a organização, a TVI24 deixa-lhe alguns conselhos práticos.


ACESSOS À ZONA DE PARTIDA E ESTACIONAMENTO:

Caso opte por deixar o carro em Algés, sugerimos que ocupe os Parques de Estacionamento existentes na Avenida de Brasília (lado mar), na zona da Praia de Algés, utilizando a passagem subterrânea da estação ferroviária para chegar à zona de partida. Deixe o carro num dos parques de estacionamento junto às Estações da Linha de Cascais e viaje gratuitamente entre as 8h00 às 15h00, mediante a apresentação do dorsal da corrida. Nas estações com portas de acesso, dirija-se à bilheteira ou peça apoio no botão de ajuda disponível nessas portas.
 
ROUPEIRO

Na Estação de Camionagem de Algés, no acesso à estação ferroviária (lado terra), assim como no estacionamento da Prio, junto à linha de partida até às 09h45, duas viaturas destinadas a roupeiro. A identificação será feita pelo número da T-shirt/dorsal. A devolução será feita na entrada da Piscina Oceânica, com apresentação do respetivo dorsal.
 
CHEGADA

A meta está instalada na zona da Praia da Torre, Oeiras. No último km os atletas contornarão a rotunda, junto ao  Forte de S.Julião da Barra, terminando a prova no sentido Oeiras-Lisboa.
 
BALNEÁRIOS

Duche gratuito, para os corredores, nos balneários da Piscina Oceânica, a 250 metros da meta.
 
REGRESSO A ALGÉS

No regresso a Algés, os participantes poderão utilizar, gratuitamente, os comboios com partida da estação de Oeiras e chegada a Algés, com paragem em todas as estações. Para a ligação da zona da meta com a estação ferroviária de Oeiras, utilize os autocarros da Câmara Municipal de Oeiras, no lado oposto da Estrada Marginal, com acesso pelo túnel.
 
ESTACIONAMENTO NA CHEGADA

Para deixar o carro ou a carrinha da sua equipa junto à meta utilize os parques de estacionamento em frente à Praia de Carcavelos