O concurso externo de ingresso para admissão de 120 candidatos ao curso de formação de inspetores estagiários da Polícia Judiciária (PJ) foi esta sexta-feira publicado em Diário da República (DR), informou a direção da PJ à Lusa.

O prazo de candidaturas termina a 13 de abril, devendo os interessados formalizar a sua candidatura nos termos do aviso de abertura agora publicado em DR.

A 9 de dezembro passado, a ministra da Justiça, Paula Teixeira da Cruz, anunciou o recrutamento de mais 120 inspetores para a Polícia judiciária para «reforçar o combate à criminalidade mais grave e complexa» e preencher as vagas deixadas por aposentações.

«Estamos neste momento em condições de abrir um novo concurso para 120 inspetores estagiários», afirmou então Paula Teixeira da Cruz durante a Conferência «Combate à Corrupção», que decorreu nas instalações da nova sede da PJ, em Lisboa.

O anúncio da ministra da Justiça foi feito no dia em que investigadores da Unidade Nacional de Combate à Corrupção (UNCC) da PJ entregaram um abaixo-assinado em que denunciam que os meios de investigação criminal «são dramaticamente escassos» e que a «situação é insustentável».

Nuno Domingos, presidente da Direcção Regional da Grande Lisboa da Associação Sindical dos Funcionários de Investigação Criminal (ASFIC/PJ) alertou, na altura, para a falta de inspetores para investigar a criminalidade económico-financeira, indicando, por exemplo, a investigação do «Universo BES», em que «para quatro ou cinco procuradores há um inspetor».