O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) estendeu esta quarta-feira o aviso laranja aos distritos de Coimbra e Leiria, o segundo mais grave numa escala de quatro, devido à previsão de chuva forte.

De acordo com informação disponibilizada na página do IPMA na Internet, os distritos de Braga, Porto, Aveiro, Viana do Castelo, Coimbra e Leiria, estão sob aviso laranja desde as 12:00 de hoje, até às 17:59 de quinta-feira, devido à previsão da «queda de aguaceiros por vezes fortes e que poderão ser de granizo», bem como ¿condições favoráveis à ocorrência de trovoada e fenómenos extremos de vento¿.

O IPMA colocou também os restantes distritos de Portugal Continental sob aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, até às 17:59 de quinta-feira, também devido à chuva, trovoadas e fenómenos extremos de vento.

O aviso laranja é emitido pelo IPMA quando existe uma situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo quando há risco para determinadas atividades dependentes do tempo.

O IPMA colocou ainda sob aviso amarelo a costa sul da Ilha da Madeira e a Ilha de Porto Santo, até às 17:59 de quinta-feira, devido ao calor.

As temperaturas máximas na região, durante este período, vão situar-se entre os 26 e os 27 graus. Na Madeira, é a partir deste valor que é ativado o aviso amarelo, no caso de se prever que se mantenha por pelo menos dois dias seguidos.