O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou todo o território de Portugal continental sob aviso amarelo devido a chuvas e ventos fortes, entre sexta-feira e sábado, anunciou esta quarta-feira aquele organismo.

Em comunicado, o IPMA informa que nos distritos de Bragança, Viseu, Porto, Guarda, Vila Real, Viana do Castelo, Leiria, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra e Braga o aviso amarelo (o segundo mais grave numa escala de quatro) deve-se à previsão de vento de sul forte a muito forte, nas terras altas, até 65 quilómetros/hora (km/h) com rajadas na ordem dos 100 km/h.

Esta previsão está ativa entre as 00:00 e as 24:00 de sexta-feira.

Nestes distritos, haverá também chuva por vezes forte, passando a regime de aguaceiros que poderão ser acompanhados de trovoada, entre as 09:00 de sexta-feira e as 14:59 de sábado.

Em Lisboa, Setúbal, Beja e Faro, os meteorologistas preveem para o litoral a ocorrência de vento de sul moderado a forte, até 50 km/h, com rajadas na ordem dos 70 km/h, durante as 24 horas de sexta-feira.

Nestes distritos e também em Évora e Portalegre, a previsão é de chuva por vezes forte, passando a regime de aguaceiros que poderão ser acompanhados de trovoada.

Em Santarém, a previsão de chuva é a mesma, mas prolongar-se-á até às 14:59 de sábado, citado da Lusa.