O mês de novembro foi o mais chuvoso dos últimos 17 anos e o valor médio da precipitação foi cerca de duas vezes acima do normal, indicou esta terça-feira o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

No seu boletim climatológico mensal, o IPMA refere que, em novembro passado, a quantidade média de precipitação, 217,4 milímetros, foi «muito superior ao valor médio», sendo o mais chuvoso dos últimos 17 anos e registando o nono mais valor alto desde 1931.

«Os valores mensais registados em algumas estações do centro e do sul foram dos mais altos ocorridos desde o início da [recolha da] série de dados, como por exemplo em Lisboa, terceiro mais alto desde 1941, Setúbal, segundo mais alto desde 1949, Beja, segundo mais alto desde 1941, e Sagres, segundo mais alto desde 1941», adianta o boletim publicado na página do IPMA na Internet.

O mesmo documento salienta também que o número de dias com precipitação acima ou igual a um milímetro foi «cerca de duas a três vezes superior ao valor normal e o número de dias com precipitação superior ou igual a 10 milímetros foi cerca de duas a quatro vezes».

O IPMA destaca igualmente que a temperatura mínima e máxima registada em novembro foi superior ao normal - 9,45º mínima e 16,98º de máxima.

O valor da temperatura mínima é o terceiro mais alto desde 2000 e o décimo segundo desde 1931, refere o IPMA, acrescentando que os valores da temperatura mínima superiores aos de novembro de 2014 ocorreram em 14 por cento dos anos.