Várias estradas estão esta terça-feira cortadas e condicionadas no distrito de Leiria devido à chuva intensa que originou o transbordo de ribeiras, deslizamentos de terras e a criação de lençóis de água.

Fonte da GNR de Leiria disse à agência Lusa que a estrada nacional 8, entre o quilómetro 75,5 e 76,2, em Paul, concelho do Bombarral, está encerrada nos dois sentidos devido a inundação.

O rio Real transbordou e inundou, sobretudo, as zonas do Sanguinhal e Paul, informaram os bombeiros locais.

Esta via nacional está, também, cortada ao trânsito na localidade de Mendalvo, Alcobaça.

A estrada municipal 237-1 em Mata Mourisca, concelho de Pombal, está igualmente encerrada devido a inundação, enquanto a nacional 2, em Pedrógão Grande, está cortada ao tráfego automóvel devido a deslizamento de terras.

Segundo o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Leiria, há outras vias cortadas - nos campos do Lis e em Azoia, ambas no concelho de Leiria - «havendo ainda outras vias com trânsito condicionado um pouco por todo o distrito devido à precipitação intensa».

De acordo com o comandante dos Bombeiros Voluntários de Alcobaça, «estão fechadas algumas artérias dentro da cidade e alguns caminhos municipais que se encontram submersos».

Os bombeiros registaram ainda algumas inundações em casas, garagens e no parque de estacionamento do hotel das Termas da Piedade.

Alguns carros ficaram também parcialmente submersos, informou Mário Serol.

Pelas 14:00, a queda de precipitação teve «um ligeiro abrandamento», mas «o elevado caudal dos rios pode ocasionar mais inundações quando se registar a preia-mar, na Nazaré», concluiu o mesmo responsável.

A GNR aconselha os automobilistas a conduzirem com a máxima precaução, adequarem a condução às condições climatéricas e do veículo e se puderem evitar circular que o façam.

«Em caso de deslocação para locais onde habitualmente ocorram cheias, a GNR recomenda o contacto com esta força policial para obtenção de informação sobre o estado das vias», acrescentou o capitão Pedro Rosa, do Destacamento Territorial de Leiria.