A Capitania do Porto do Funchal emitiu este sábado dois avisos meteorológicos, designadamente de vento forte e de má visibilidade para o arquipélago da Madeira, até às 18:00 horas de domingo.

Face a estas condições atmosféricas, a Capitania recomenda aos proprietários e armadores a tomarem as devidas precauções para que as suas embarcações permaneçam nos portos de abrigo.

Citando o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a autoridade marítima informa que o vento de sul/sueste poderá soprar por vezes forte no início da manhã.

Quanto à ondulação, a mesma será na costa norte de noroeste de 1,5 a 2 metros passando a ondas de oeste/sueste de 2 a 3 metros durante a noite e aumentando para 2,5 a 3,5 metros durante a tarde.

Na costa sul as ondas serão de sueste de 1 a 2 metros aumentando para 2 a 3 metros durante a manhã.

 A costa sul e as regiões montanhosas da ilha da Madeira estão sob aviso laranja de precipitação a partir das 03:00 de hoje, indicou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), na sua página da internet.

De acordo com a informação atualizada do IPMA, ocorrerão nessas zonas “períodos de chuva persistente, por vezes forte”, e haverá “condições favoráveis à ocorrência de trovoada”, até às 12:00 de segunda-feira.

Na costa sul da Madeira, há também um aviso amarelo de vento, que soprará forte de sudoeste, com rajadas até 80 quilómetros por hora, entre as 06:00 de hoje e as 12:00 de segunda-feira.

No mesmo período, nas regiões montanhosas da ilha, o aviso de vento é também amarelo, prevendo-se que sopre “forte a muito forte de sudoeste, com rajadas até 100 quilómetros por hora”.

Na costa norte da Madeira e na ilha do Porto Santo, os avisos de precipitação são amarelos, prevendo o IPMA, entre as 03:00 de hoje e as 12:00 de segunda-feira, “períodos de chuva persistente, por vezes forte”, e também “condições favoráveis à ocorrência de trovoada”.

Para o Porto Santo, há ainda um aviso amarelo de vento “forte de sudoeste com rajadas ate 80 quilómetros por hora”, entre as 06:00 de hoje e as 12:00 de segunda-feira.